EMS para Fisioterapia e Reabilitação

A comunidade médica tem feito grandes progressos no desenvolvimento de métodos inovadores de tratamento para pacientes que sofrem uma lesão que requer reabilitação dos tecidos musculares. As lesões podem resultar de um evento esportivo, um Clínica de Reabilitação em João Pessoa acidente que requer fisioterapia ou uma lesão resultante de uma atividade diária. Um tratamento terapêutico que se tornou popular no tratamento de lesões físicas é a Estimulação Elétrica Muscular (EMS).

A eletroestimulação muscular, também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (NMES), estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) ou eletromioestimulação, é utilizada para a prevenção de espasmos musculares e atrofia muscular, aumentando a circulação sanguínea local estimulando o tecido muscular, fortalecendo o músculo tecido para promover a cicatrização, manter ou aumentar a amplitude de movimento, reeducação muscular e estimulação dos músculos da panturrilha para prevenir a trombose venosa

Como funciona o EMS

EMS usa uma corrente elétrica para estimular seus músculos. O pulso elétrico estimula os nervos para gerar uma contração muscular natural. Isso é conhecido como exercício passivo. Os dispositivos EMS produzem sinais elétricos que estimulam os nervos. Os impulsos são produzidos por um dispositivo elétrico e entregues através de eletrodos colocados na pele perto dos músculos que requerem estimulação. Ao colocar as almofadas perto de um determinado grupo de músculos e, em seguida, enviar os impulsos usando o dispositivo EMS, os músculos começarão a se contrair e relaxar. Os impulsos imitam os impulsos produzidos pelo cérebro para estimular o tecido muscular. As contrações resultantes da estimulação são muito parecidas com as contrações musculares durante o exercício regular. A voltagem para diferentes pontos de pressão no músculo pode ser ajustada de acordo com a necessidade. O resultado da estimulação é a reparação e fortalecimento dos músculos.

Os dispositivos EMS ajudam a estimular o tecido muscular que pode não ser afetado por rotinas regulares de exercícios. Eles estimularão os tecidos musculares danificados, resultando na restauração, tonificação e fortalecimento do tecido danificado. Os pulsos estimulam as fibras do tecido em certos graus e padrões, o que diminui a degeneração muscular causada pela atrofia nervosa.

Vantagens de usar dispositivos EMS

A maioria das clínicas de reabilitação usa dispositivos EMS por causa de suas qualidades de cura. Ao usar o EMS, o processo de reparo é muito mais rápido porque o tecido nervoso e muscular é capaz de se recuperar mais rapidamente. A estimulação é suficiente para iniciar o reparo do músculo. Quando a ruptura muscular cicatriza, o paciente pode continuar com a próxima etapa do processo de reabilitação. Portanto, o tempo de reabilitação do paciente é menor. O método é muito menos doloroso. Também pode ser relaxante porque grande parte da dor é aliviada. Além disso, o alívio pode durar algum tempo após o término da sessão.

A FDA exige que os manuais exibam contra-indicações, advertências, precauções e reações adversas. Isso inclui: nenhum uso para usuários de marcapassos; sem uso em partes críticas do corpo, como nervos do seio carotídeo, no peito ou no cérebro; cautela no uso durante a gravidez, menstruação e outras condições que possam ser afetadas por contrações musculares. Possíveis efeitos adversos podem incluir irritações na pele e queimaduras

Mais hospitais, clínicas de reabilitação e clínicas esportivas estão usando estimuladores musculares eletrônicos ou dispositivos EMS. Seu uso está crescendo principalmente na comunidade de atletas. Os resultados benéficos atraíram a atenção de muitos na comunidade médica. Os clínicos gerais estão agora vendo os benefícios do uso do EMS em seus pacientes. Os dispositivos EMS também podem ser encontrados em academias e residências para ajudar as pessoas a se recuperarem mais rapidamente de uma lesão muscular. .A maioria das pessoas que receberam tratamento EMS considera o processo construtivo e reconfortante. Por acelerar o processo de reabilitação, os pacientes se verão economizando dinheiro. Os estimuladores musculares eletrônicos são uma ótima maneira de estimular a recuperação muscular, controlar a dor e fortalecer os músculos.